Site Overlay

Bolo de laranja e chocolate: confira a receita aqui

Em suma, você quer preparar um bolo delicioso e original? De fato, este bolo de laranja e chocolate é perfeito como sobremesa para ocasiões especiais, pelo seu sabor e também pela sua aparência.

Agora que o Dia dos Pais está se aproximando, tenha isso em mente, porque não é difícil de preparar e a decoração é simples e atraente.

De fato, esta receita de bolo de laranja e chocolate combina um bolo cítrico, umedecido com xarope do mesmo sabor, com creme de chocolate e laranja cristalizada. Em suma, para decorar, podemos usar alguns pedaços de chocolate escuro e um pouco de raspas de laranja.

Você pode usar o chocolate que mais gosta, melhor se for escuro com pelo menos 60-70% de cacau. Além disso, se você tiver a oportunidade, escolha laranjas muito frescas, que foram cortadas da árvore recentemente. Lave-as muito bem e seque-as, porque vamos usar a casca.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer esse bolo de laranja e chocolate, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Receita de bolo de laranja e chocolate

Ingredientes

Para o bolo (molde de 15-18 cm)

  • 2 laranjas (cerca de 400 gramas)
  • 3 ovos
  • 200 gramas de açúcar
  • 80 gramas de azeite
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 12 gramas de levedura química

Para o creme de chocolate

  • 150 gramas de manteiga
  • 150 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 120 gramas de cream cheese
  • 75 gramas de chocolate com laranja cristalizada
  • (ou 75 gramas de chocolate e uma colher de sopa de pedaços de casca de laranja cristalizada)

Para decorar

  • Chocolate com laranja cristalizada
  • Casca de laranja
bolo de laranja e chocolate
Bolo de laranja e chocolate
Fonte: Canva Pro

Modo de preparo

Preparação da massa

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 175oC, com aquecimento para cima e para baixo. Lave e seque as laranjas e rale a casca. Reserve as raspas. Em seguida, descasque as laranjas, removendo toda a parte branca.

Em suma, abra no meio e remova os fios centrais. Se você fizer a massa com uma batedeira, coloque as laranjas descascadas, metade das raspas, os ovos e o açúcar na tigela. Em seguida, se você fizer isso com um liquidificador, coloque as laranjas descascadas e metade das raspas no copo.

Se você fizer a massa com uma batedeira, programe 20 segundos na velocidade 4, 20 segundos na velocidade 6 e 20 segundos na velocidade 8. Abaixe os restos das paredes e programe 2 minutos na velocidade 10.

Abaixe os detritos novamente, adicione o azeite e coloque 20 segundos na velocidade 3. Adicione a farinha e o fermento e programe por 20 segundos na velocidade 4. Se sobrar vestígios de farinha, termine de incorporá-la com uma espátula.

Se você fizer isso com um liquidificador, esmague as laranjas descascadas e metade das raspas até fazer um purê o mais fino possível.

Adicione os ovos e o açúcar e bata por cerca de 3 minutos, até que haja uma massa homogênea e bem emulsionada. Em seguida, adicione o óleo e bata um pouco mais. Adicione a farinha e o fermento e misture com a ajuda de uma espátula, até que esteja completamente integrada e não haja mais grumos.

Unte o molde ou cubra a base e o lado com papel vegetal. Despeje a massa e bata suavemente no molde para que as bolhas de ar saiam.

Coloque no forno e cozinhe por 50-60 minutos. Verifique com um palito se o bolo está bem cozido. Retire do forno e deixe descansar em um rack por 20 minutos. Desmolde cuidadosamente e deixe esfriar completamente no rack.

Bolo de laranja e chocolate
Fonte: Canva Pro

Preparação do creme de chocolate

Para preparar o xarope, esprema uma laranja e misture o suco com o açúcar. Adicione a água quente e reserve. Para fazer o creme, derreta o chocolate. Você pode fazer isso aquecendo de 15 a 15 segundos no microondas e mexendo a cada vez. Estará pronto em menos de um minuto. Reserve.

Em suma, bata a manteiga à temperatura ambiente e em pedaços pequenos até ficar macia. Adicione o açúcar de confeiteiro e continue batendo. Em seguida, quando integrado, bata em velocidade média-alta e continua batendo até que a mistura cresça em volume e fique integrada.

De fato, incorpore o cream cheese e bata a baixa temperatura, apenas tempo suficiente para integrar. Despeje o chocolate derretido (não estará mais quente) e continue batendo. Termine de integrar tudo com uma espátula.

Em seguida, quando o bolo estiver muito frio, corte em três discos iguais. Coloque um pouco de creme na base do prato que você vai usar. Coloque o primeiro disco e umedeça com xarope. De fato, adicione 1/4 de parte do creme e espalhe para formar uma camada homogênea.

Em seguida, adicione outro disco de bolo e umedeça novamente com xarope. De fato, adicione mais 1/4 de creme e espalhe sobre uma camada homogênea.

De fato, umedeça o último disco de bolo e coloque-o. Distribua uma camada homogênea de creme que servirá para segurar a decoração. Esfrie o bolo na geladeira. Em seguida, espalhe o resto do creme, cubra bem o bolo e decore ao seu gosto.

Você pode decorá-lo com pedaços de chocolate com casca de laranja cristalizada e raspas de laranja.

Gostou de saber mais sobre como fazer esse bolo de laranja e chocolate? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!