Site Overlay

Bolo fácil

Esse bolo fácil é feito com a mesma quantidade de seus únicos quatro ingredientes: ovos, manteiga, açúcar e farinha, daí o seu nome. A massa tem quatro partes iguais deles.

Esta receita simples de bolo tem uma chave: o peso dos ovos marcará o do resto dos ingredientes. O mais fácil é pesá-los sem casca e preparar a mesma quantidade de manteiga, açúcar e farinha.

Além disso, a manteiga e os ovos devem estar à temperatura ambiente, portanto, uma vez preparados, teremos que deixá-los aquecer por um tempo.

Para obter um bolo perfeito, a massa deve ser montada com hastes. Será mais fácil se tivermos hastes elétricas, embora isso não seja essencial. Com paciência, pode ser montado à mão.

Então é essencial adicionar os ovos um de cada vez para que a massa não grude. E, finalmente, incorpore a farinha com movimentos envolventes até que seja integrada.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer bolo fácil, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

bolo fácil
Bolo fácil
Fonte: Canva Pro

Receita de bolo fácil

Ingredientes

  • 4 ovos (cerca de 240 gramas)
  • 240 gramas de manteiga
  • 240 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de essência ou extrato de baunilha (ou raspas de limão ou laranja)
  • 240 gramas de farinha com fermento

Modo de preparo

Primeiro, coloque o molde em uma folha de papel vegetal e marque os quatro cantos com um lápis. Vire o papel (para que a grafite do lápis não entre em contato mais tarde com o bolo) e dobre de acordo com as marcas do lápis.

Corte as duas dobras que são deixadas no centro com uma tesoura. Passe manteiga no molde e coloque o papel vegetal dentro, ajustando as dobras às bordas do molde.

Antes de preparar o bolo, pese os ovos sem casca e prepare a mesma quantidade de manteiga cortada em cubos. Deixe a manteiga e os ovos aquecerem (eles devem estar à temperatura ambiente).

Pese a mesma quantidade de açúcar e farinha e reserve. Quando a manteiga estiver à temperatura ambiente, bata com o açúcar até clarear e crescer. Levará cerca de 7-8 minutos.

Continue batendo enquanto adiciona os ovos um por um, integrando-os bem a cada vez. Adicione também a baunilha (ou raspas de limão ou casca de laranja) e bata um pouco mais.

Pese a farinha e adicione à massa. Bata o mínimo para incorporá-la e termine de homogeneizar a massa com uma espátula para que a massa não grude. Despeje a massa no molde. Asse por cerca de 45 minutos a 180oC com calor para cima e para baixo, sem ar, com o forno pré-aquecido.

Para verificar se está bem cozido, perfure com um palito no centro e verifique se ele sai limpo ou com migalhas. Retire do forno e deixe o bolo descansar no molde por 5-10 minutos. Em seguida, desmolde cuidadosamente e transfira-o para uma grade para que esfrie.

Quando estiver completamente frio, você pode servi-lo agora. Se você quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Bolo fácil
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um bolo fácil

Por fim, aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de preparar o bolo fácil:

→ Lembre-se de preparar todos os ingredientes com antecedência. Manteiga e ovos devem estar à temperatura ambiente quando você começar a bater. Para descobrir se a manteiga está no ponto, certifique-se de que os cubos mantenham sua forma, pressione com o dedo e verifique se ela derrete sem resistência.

→ A manteiga pode ser substituída por óleo? Não, porque precisamos de açúcar e misturar açúcar com óleo, é impossível.

→ Se você não tiver farinha de fermento, que é aquela com levedura ou fermento químico embutido, substitua 15 gramas de farinha por 12 gramas de levedura química e 3 gramas de sal.

→ Você quer transformá-lo em um bolo de chocolate? Substitua 80 gramas de farinha por 80 gramas de cacau puro em pó.

→ O bolo é armazenado macio por 3-4 dias em um saco plástico ou coberto com plástico filme transparente. Se estiver quente na sua cozinha, é melhor colocar na geladeira, especialmente porque o mofo pode sair.

→ Este bolo fácil pode ser congelado, inteiro ou cortado em fatias. Quando ainda estiver quente, corte ou enrole em plástico filme transparente e guarde no freezer. Se você o congelar inteiro, leve-o para a geladeira e depois vá para a temperatura ambiente. Se for fatiado, tire os que você vai consumir e deixe à temperatura ambiente por uma hora ou mais. De fato, se você quiser que ele descongele mais rápido, coloque a fatia em uma torradeira para frente e para trás. Estará no seu ponto.

Gostou de saber mais sobre como fazer bolo fácil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!