Site Overlay

Brownie delicioso

Brownie é um bolo de chocolate americano marrom escuro, e é isso que lhe dá seu característico nome (Brown). Caracteriza-se por sua textura compacta e úmida.

Pode ser servido frio ou quente e muitas vezes é acompanhado por chantilly ou uma colher de sorvete de baunilha com cobertura de chocolate. Há uma versão bastante frequente que adiciona nozes.

Você pode pensar que o nome do post é um pouco categórico, mas não admite discussão. Não importa se você gosta mais da receita de brownie molhado ou mais seco, porque com esta receita você terá a textura perfeita: um brownie muito molhado, mas não pegajoso.

Tem muito gosto de chocolate, mas não é enjoativo. Tem um interior quase preto, mas não é amargo, e sua crosta superior marrom é mais clara e crocante.

A receita para ter um brownie perfeito tem muita pesquisa química, pois pude ler em diferentes sites e blogs, e tentar até confirmar ou descartar as diferentes teorias.

Entre as chaves que devem ser levadas em conta estão: bater os ingredientes o mínimo possível e fazer isso em baixa velocidade, para que a massa não tenha bolhas de ar, derreter a manteiga com o açúcar antes de incorporá-la à massa para obter a crosta superior e colocar café instantâneo e baunilha para intensificar o sabor do chocolate.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer um brownie delicioso, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

brownie
Brownie
Fonte: Canva Pro

Receita perfeita de brownie

Ingredientes (para um molde de 23×30 cm)

  • 5 ovos de tamanho grande
  • 130 gramas de cacau puro em pó
  • 4 gramas de sal fino (1⁄2 colher de chá)
  • 4 gramas de fermento químico (1 e 1⁄4 colher de chá)
  • 2,5 gramas de café instantâneo (1 e 1⁄4 colher de chá)
  • 18 gramas de essência de baunilha (1 e 1⁄4 colher de sopa)
  • 285 gramas de manteiga sem sal
  • 560 gramas de açúcar
  • 220 gramas de farinha de trigo
  • 425 gramas de chocolate em gotas (ou chocolate picado)
  • Uma pitada de sal em flocos

Modo de preparo

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 175 graus e lubrifique com manteiga um molde de 23×30 cm.

Coloque na tigela de batedeira os ovos, o cacau, o sal fino, o fermento em pó, o café e a baunilha e bata em velocidade média por 4 minutos.

Enquanto isso, coloque o açúcar e a manteiga em dois pedaços em um recipiente seguro para microondas (é melhor usar um recipiente de vidro). Aqueça um pouco para que a manteiga comece a derreter.

Retire e mexa para misturar. Quando a mistura estiver homogênea, aqueça novamente no microondas por 1:30-2 minutos, apenas o suficiente para que a mistura fique muito quente, mas sem cozinhar.

Você tem que estar muito atento e tirá-la quando começar a espumar. Misture novamente em baixa velocidade, você verá que é muito brilhante. Adicione a manteiga a massa de ovo, batendo em baixa velocidade no momento certo para integrar.

Quando a massa estiver homogênea, adicione a farinha e as gotas de chocolate, batendo novamente em baixa velocidade até ser integrada.

Despeje a mistura no molde untado e asse por cerca de 30 minutos. Se você perfurar com um palito, ele deve sair limpo da massa, mas com migalhas molhadas presas juntas.

Retire do forno e deixe esfriar em um rack. Corte em quadrados, coloque alguns flocos de sal por cima e sirva.

brownie
Brownie
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para fazer um brownie maravilhoso

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis para você preparar um bom brownie:

→ Por que você deve usar sal, café e baunilha? Para intensificar os aromas do chocolate e melhorar o sabor.

→ Se você não quiser colocar o sal em flocos acima, dispense-o e coloque 7 gramas de sal fino (1 e 1⁄4 colher de chá) na massa.

→ Por que derretemos açúcar e manteiga juntos? Porque o açúcar se dissolve melhor e, durante o cozimento, torna a casca superior brilhante e crocante.

→ Você quer encontrar pedaços de chocolate dentro ao morder? Em vez de misturar a farinha e as gotas de chocolate assim que você integrar a manteiga quente, aguarde de 15 a 20 minutos. Se você fizer isso imediatamente – como eu – eles vão derreter na massa.

→ O brownie perfeito deve ser duro nas bordas e muito molhado no centro, mas não cru. Tenha cuidado. Para verificar, perfure a massa com um palito: se você fizer isso nas bordas, ele deve sair limpo; se você perfurar no centro, deve ter migalhas molhadas presas (mas nunca massa crua).

Gostou de saber mais sobre como fazer um brownie perfeito? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!