Site Overlay

Caponata siciliana

A caponata siciliana é um ensopado de legumes típico da culinária italiana, especialmente da ilha da Sicília, como o próprio nome sugere. Este ensopado de legumes é semelhante a outros pratos mediterrâneos, todos compostos de vegetais fritos, temperados com diferentes molhos.

Existem tantas versões da receita de caponata quanto pessoas que a preparam. Sem dúvida, berinjela, aipo, azeitonas e alcaparras não podem faltar, assim como vinagre e açúcar, que dão o sabor agridoce característico ao prato. Há aqueles que adicionam um punhado de nozes (geralmente passas e/ou pinhões), algumas anchovas em pedaços ou um pouco de pimenta.

Embora possa ser comida sozinha, a caponata siciliana é deliciosa em uma boa fatia de pão caseiro e combina muito bem com macarrão cozido ou arroz cozido, também como enfeite para peixe branco assado ou peito de frango ou peru grelhado.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer caponata siciliana, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

caponata siciliana
Caponata siciliana
Fonte: Canva Pro

Receita de caponata siciliana

Ingredientes

  • 1 quilo de berinjela (4 unidades)
  • 1 cebola grande
  • 4 talos de aipo
  • 100 gramas de azeitonas (sem caroço)
  • 50 gramas de alcaparras
  • 500 gramas de tomate (cerca de 3-4 unidades)
  • 5-6 folhas de manjericão
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1-2 colheres de sopa de vinagre de xerez
  • 4-5 colheres de sopa de azeite
  • Sal

Modo de preparo

Lave e seque as berinjelas. Remova a cauda e corte em cubos. Coloque em um recipiente seguro para microondas, tampe e cozinhe na potência máxima por 4-5 minutos. Mexa um pouco e cozinhe por mais 2-3 minutos. Reserve.

Enquanto as berinjelas estão cozinhando, pique a cebola, lave o aipo, remova os fios e pique e corte as azeitonas em fatias.

Coloque 4-5 colheres de sopa de azeite em uma panela grande e aqueça em fogo médio. Adicione a cebola e um pouco de sal e escalfe em fogo médio-baixo por cerca de 5 minutos.

De fato, quando estiver transparente, adicione o aipo e refogue juntos. Enquanto isso, descasque os tomates e moa. Deve ser muito fino. Se sobrarem pedaços, passe por um moedor. Quando o aipo estiver macio, adicione o tomate esmagado e refogue tudo junto.

Quando o tomate tiver reduzido e estiver grosso, adicione as azeitonas fatiadas e as alcaparras bem drenadas. Misture. Em seguida, adicione também a berinjela e misture novamente.

Lave e seque algumas folhas de manjericão, pique e adicione à panela. Misture tudo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente e certificando-se de que não grude no fundo.

Em seguida, despeje o açúcar e o vinagre em um copo e misture. Adicione à panela, misture bem e cozinhe por mais alguns minutos até que os sabores estejam bem distribuídos. Desligue e deixe esfriar.

É mais rico em sabor se você deixar descansar durante a noite.

Caponata siciliana
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar uma caponata siciliana perfeita

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas e truques que certamente irão ajudar muito você na hora de preparar caponata siciliana:

→ Em suma, na receita tradicional de caponata siciliana, as berinjelas são fritas em muito óleo. Então elas são removidas e ficam reservadas. Uma parte do óleo é removida e o resto da receita é feita da mesma maneira que eu expliquei no passo a passo.

→ Quando cozidas dessa maneira, as berinjelas mal são amargas. Mesmo assim, se você quiser remover a amargura por medo de que elas estraguem o prato, uma vez cortada em cubos, polvilhe com sal e deixe descansar por 20 minutos em um escorredor. Limpe, seque e continue cozinhando conforme indicado na receita.

→ O aipo tem mais cheiro do que sabor, então não fique sobrecarregado. Mesmo assim, se você não gostar muito, pode colocar menos.

→ Quando você tem galhos de aipo limpos e secos, é aconselhável remover os fios que ele tem na superfície. Você pode cortar o começo com a faca e depois retirá-los.

→ Se você não tem vinagre de xerez, pode colocar vinagre de vinho branco, o “normal”.

→ A caponata siciliana tem um sabor poderoso, por isso é um enfeite ideal para peixe branco assado ou grelhado, peito de frango ou filetes de peru, ou para servir com arroz ou macarrão cozido. Também pode ser servido em uma fatia de pão caseiro, dentro de um pão pita ou em uma tortilla de trigo como taco.

→ De fato, pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por uma semana.

Gostou de saber mais sobre como preparar uma deliciosa caponata siciliana? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!