Site Overlay

Cheesecake de maçã

Esse cheesecake de maçã é uma receita de torta de queijo e maçã que alterna camadas de massa e frutas que são integradas ao forno e resultam em um doce macio, úmido e delicado.

Este bolo de queijo e maçã é, sem dúvida, caracterizado por sua textura, já que a fruta praticamente derrete durante o cozimento.

Além disso, tem um sabor delicioso, que pode mudar dependendo da variedade de maçã que você escolher. Você pode até substitui-la por pêra, pêssego, morango e outras frutas que não contêm muita água.

O queijo que eu uso para cozinhar esta receita de bolo de queijo e maçã é cream cheese, cremoso e com um sabor muito suave, mas pode ser substituído por queijo mascarpone, queijo quark ou queijo batido. O importante é que é um queijo cremoso que se integra perfeitamente à massa.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer cheesecake de maçã, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo!

cheesecake de maçã
Cheesecake de maçã
Fonte: Canva Pro

Receita de cheesecake de maçã

Ingredientes (para um molde de 20 cm) do cheesecake de maçã

  • 3 maçãs
  • 150 gramas de manteiga
  • 200 gramas de açúcar
  • 3 ovos grandes (ou 4 médios)
  • 50 gramas de creme de leite
  • 200 gramas de cream cheese
  • 150 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de levedura química
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo do cheesecake de maçã

Descasque as maçãs, corte em quartos e remova o caroço. Corte-as o mais fino possível. Cubra para evitar que elas fiquem pretas. Bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar até que a mistura cresça e clareei. Se você tiver uma batedeira, use a pá.

Adicione os ovos um de cada vez, esperando que cada um esteja bem integrado antes de incorporar o próximo.

Adicione o creme de leite e bata até que esteja integrado. Em seguida, adicione o queijo e bata novamente. Finalmente, adicione a farinha com o fermento e o sal e misture o suficiente para integrar.

Prepare um molde removível de 20 cm de diâmetro com papel vegetal na parte inferior e lateral. Despeje um terço da massa, alise com uma espátula e distribua as maças cortadas. Coloque mais um terço da massa, alise novamente e coloque uma segunda camada de maça cortada.

Adicione o último terço da massa, deixe o mais suave possível e decore com a terceira camada de maçã fatiada. Coloque-as concentricamente, para que fiquem lindas. Polvilhe com uma colher de sopa de açúcar mascavo. Coloque na parte central do forno pré-aquecido a 180oC com calor para cima e para baixo sem ar, por uma hora.

Em seguida, pique o bolo no centro com um palito para verificar se está cozido. O importante é que o palito saia limpo. Se não estiver, asse por mais 10 minutos e perfure novamente.

Quando estiver cozido, tire-o do forno, aguarde 5 minutos e desmolde cuidadosamente, removendo o papel. Deixe esfriar em um rack.

Quando estiver completamente frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Cheesecake de maçã
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar cheesecake de maçã

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas e truques que podem ser úteis para você fazer um cheesecake de maçã:

→ Você pode usar suas maçãs favoritas, ou seja, da variedade que você preferir

→ É essencial que as folhas de massa sejam muito finas. Se você tiver um bandolim, será muito mais fácil e rápido. Caso contrário, use um descascador ou uma faca afiada para que elas não fiquem grossos.

→ A maçã descascada tende a enferrujar e escurecer. Para evitar isso, cubra as fatias de maçã assim que forem cortadas.

→ Refrigerante ou gás é o impulsor químico que tem sido usado de maneira tradicional para fazer doces. Consiste em dois pequenos envelopes que contêm um agente de elevação e um acidificante que reagem quando se juntam à massa e recebem calor, fazendo com que essa massa suba. Seu efeito é o mesmo que a chamada “levedura química”.

→ Feito na hora, este bolo é muito suculento por dentro e mais duro na borda. Com o passar das horas, a umidade interna permeia tudo e o bolo fica completamente macio. O resultado pode estar localizado a meio caminho entre o cheesecake e o bolo tradicional.

→ Você pode armazená-lo por 24-48 horas à temperatura ambiente, coberto com plástico filme. Se você não consumir durante esse período, é conveniente armazená-lo na geladeira para que não estrague.

Gostou de saber mais sobre como fazer cheesecake de maçã? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!