Site Overlay

Cheesecake de mascarpone

Você quer saber como fazer cheesecake de mascarpone?

De fato, mascarpone é um queijo italiano fresco muito cremoso, que se tornou muito popular graças ao bolo de tiramisu. Branco, mas levemente amarelado, o queijo mascarpone tem um sabor doce e muito lácteo, o que o torna um ingrediente ideal para sobremesas. Curiosamente, não é feito como um queijo, mas com o procedimento de iogurte: adicionar uma cultura de bactérias ao creme de leite que é usado para produzir parmesão.

Este cheesecake de mascarpone é muito rápido de preparar e, sendo um bolo frio, é perfeito se você estiver procurando por sobremesas fáceis e não quiser ligar o forno. É uma receita fácil de cheesecake, com um resultado muito cremoso e um sabor suave.

Você pode decorá-lo com frutas, como eu fiz, mas também cobri-lo com geleia da sua fruta favorita, doce de leite, creme de limão, creme de chocolate…

Se preferir, você pode fazer este cheesecake sem forno em uma versão individual, preparando copos de cheesecake de mascarpone.

Você coloca o biscoito moído no fundo (neste caso, sem manteiga, porque não precisará ser compacto para desmoldar), depois o cream cheese e, quando estiver montado, basta decorar. É muito confortável porque você só precisa servir cada copo sem dividir em porções.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer cheesecake de mascarpone, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

cheesecake de mascarpone
Cheesecake de mascarpone
Fonte: Canva Pro

Receita de cheesecake de mascarpone

Ingredientes (para um molde de 20 cm de diâmetro, 10 porções)

Para a base:

  • 200 gramas de biscoitos
  • 100 gramas de manteiga

Para o recheio:

  • 400 gramas de creme de leite
  • 100 gramas de açúcar
  • 500 gramas de queijo mascarpone
  • 1 saqueta de coalhada
  • 50 gramas de leite

Para decorar:

  • Morangos
  • Framboesas

Modo de preparo

Amasse os biscoitos até que estejam em pó. Adicione a manteiga e misture com os biscoitos. Se você tiver um robô de cozinha, adicione os biscoitos e a manteiga e ajuste a velocidade 6 para 20 segundos.

Embora não seja essencial, você pode cobrir o fundo e as laterais de um molde removível com uma pitada de manteiga e aderir um círculo e uma tira de papel manteiga para que você possa desmoldar bem.

Espalhe os biscoitos com manteiga na parte inferior do molde, pressione para formar uma camada sólida e um nível. Guarde na geladeira enquanto prepara o cream cheese do recheio.

Coloque o creme de leite e o açúcar em uma panela e misture. Aqueça em fogo médio-baixo até começar a ferver. Adicione o queijo mascarpone e mexa até integrar.

Dilua a coalhada em pó no leite e adicione à panela, mexendo constantemente. Quando a mistura começar a ferver, retire do fogo enquanto mexe constantemente. Espere alguns segundos e coloque-o de volta no fogo, até ferver uma segunda vez, sempre mexendo.

Se você tiver robô de cozinha, despeje todos os ingredientes do creme no copo e programe 9 minutos, 90o, velocidade 4. Despeje no molde, na base do biscoito, com cuidado para que as migalhas não se soltem da base. Deixe aquecer até a temperatura ambiente e, em seguida, guarde na geladeira até que se fique duro completamente. Levará cerca de 6 horas.

Quando o bolo estiver coalhado, desmolde e decore com a fruta.

Sirva muito frio.

Cheesecake de mascarpone
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um cheesecake de mascarpone perfeito

Para lhe ajudar, aqui estão algumas dicas e truques que podem ser úteis na hora de preparar seu cheesecake de mascarpone:

→ Para a base, você pode escolher seus biscoitos favoritos, como bolacha maria ou Oreo. Em suma, use creme de leite com 35% de gordura, para que seja mais grosso e o bolo fique melhor.

→ Tenha cuidado para que não haja mais caroços no creme de enchimento. É muito desconfortável encontrá-los ao comer.

→ Se o creme de recheio for feito em uma panela, é essencial que a coalhada ferva duas vezes para engrossar, mas você tem que ter cuidado e mexer continuamente porque pode grudar e, em seguida, a mistura terá gosto queimado e terá pedaços escuros.

→ Se você não cobriu o molde com papel manteiga e quer desmoldar o bolo e torná-lo perfeito, tire-o da geladeira, aqueça uma faca bem afiada com uma borda lisa sob a torneira com água muito, muito quente, seque-a rapidamente e passe pela borda interna. Remova o anel com cuidado e transfira-o para uma bandeja ou prato.

→ De fato, a fruta de decoração pode ser congelada.

→ Se você decorar o bolo apenas com frutas, faça-o pouco antes de servir para que as frutas não liberem suco. Se você colocar geleia ou um pouco de creme, pode fazê-lo quando o cream cheese estiver coalhado.

Gostou de saber mais sobre como preparar um cheesecake de mascarpone? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!