Site Overlay

Creme de abóbora e cenoura: confira a receita

Poucas coisas nos fazem sentir melhor quando está frio do que um creme de vegetais muito quente. Neste caso, com uma boa dose de fibra e vitamina C graças à combinação do creme de abóbora e cenoura.

Nessa receita, o creme de abóbora e cenoura é acompanhado por especiarias, para dar um toque diferente. Eu combinei curry e gengibre, que ficam ótimos com os vegetais escolhidos.

Claro, se você não gosta de especiarias, pode substituí-las por outras ou dispensá-las, eu gosto delas, mas usando uma quantidade moderada que não anula o sabor do resto dos ingredientes.

Para acompanhar esta receita de creme de abóbora e cenoura, você pode colocar algumas nozes picadas. Avelãs e sementes de abóbora são ótimas para isso. Dessa forma, você terá um ponto crocante que combina perfeitamente com a textura sedosa do creme vegetal.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer creme de abóbora e cenoura, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Creme de abóbora e cenoura
Fonte: Canva Pro

Receita de creme de abóbora e cenoura

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 1/2 abóbora (cerca de 500 gramas já limpas)
  • 3 cenouras (cerca de 150 gramas já descascadas)
  • 1 cebola ou 2 alho-poró (cerca de 250 gramas)
  • 1/2 litro de caldo de legumes
  • 4 tipos de queijos
  • 1 e 1/2 colher de chá de curry
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Pimenta do reino moída
  • Sal
  • Para acompanhar: avelãs picadas, sementes de abóbora ou outras nozes

Modo de preparo

Se você fizer isso com um robô de cozinha, descasque as cenouras e pique. Descasque a cebola ou o alho-poró e pique. Coloque a cenoura e a cebola ou o alho-poró no copo e coloque 5 segundos na velocidade 5. Adicione o óleo, o curry e o gengibre e coloque 5 minutos, 120oC, na velocidade 2.

Se você fizer isso em uma panela, descasque e corte finamente as cenouras, descasque a cebola ou o alho-poró e corte em pedaços pequenos. Coloque o óleo na panela em fogo médio, adicione os legumes, curry e gengibre e refogue por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, descasque e corte a abóbora em cubos.

Se você fizer isso com um robô de cozinha, adicione a abóbora ao copo e programe 10 minutos, 120oC, na velocidade 2. Incorpore o caldo e programe 15 minutos, 100oC, velocidade 2. Adicione os queijos e moa por um minuto na velocidade 6-8-10. Verifique o ponto de sal e corrija, se necessário. Adicione pimenta do reino moída a gosto.

Se você fizer isso em uma panela, adicione a abóbora em pedaços pequenos e refogue por 5 minutos. Adicione o caldo e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo médio.

Espete com um garfo para verificar se a abóbora está macia. Se não estiver, cozinhe por mais 5-10 minutos. Adicione os queijos e esmague até obter um creme fino. Verifique o ponto de sal e corrija, se necessário. Adicione pimenta do reino moída a gosto.

Sirva com nozes, como avelãs picadas ou sementes de abóbora.

Creme de abóbora e cenoura
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um creme de abóbora e cenoura perfeito

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas úteis para preparar um creme de abóbora e cenoura:

→ Para este creme, o ideal é usar uma abóbora em forma de amendoim. Em suma, se você não tem caldo de legumes, pode preparar um facilmente cozinhamento frango e legumes.

→ Se você não gosta de especiarias como curry e gengibre, você pode ficar sem elas. Com as quantidades indicadas na receita, há um sabor suave. Se você gosta mais forte, pode dobrar a quantidade de curry (coloque 1 colher de sopa) e gengibre (coloque 1 colher de chá).

→ Você pode substituir os queijos por cream cheese (cerca de 80 gramas). Ou creme de leite (cerca de 80 gramas), leite ou leite evaporado (cerca de 100 gramas).

→ De fato, se você usar uma panela de pressão, quando a abóbora estiver bem salteada, feche e cozinhe por cerca de 7-8 minutos após a pressão.

→ Se você quiser fazer mais porções, dobre as quantidades de todos os ingredientes. No caso do caldo, em vez de colocar 1 litro, adicione 800 ml e, se necessário, adicione um pouco mais ao esmagar.

→ Você pode manter este creme por 3 dias na geladeira. Você também pode congelá-lo. Nesse caso, recomendo que, uma vez descongelado, o aqueça e o esmague novamente por alguns segundos para que ele recupere sua textura.

Gostou de saber mais sobre como fazer esse creme de abóbora e cenoura? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!