Site Overlay

Croquetes: saiba como fazer aqui

Croquetes são um dos pratos clássicos da gastronomia brasileiras. Eles consistem em porções de massa à base de trigo misturados com o recheio, que são enrolados em forma oval ou arredondada, passados em ovo e farinha de rosca e fritos em óleo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer croquetes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Receita de croquetes deliciosos

Ingredientes

  • 175 gramas de carne cozida (frango, carne moída, presunto…)
  • 25 gramas de azeite
  • 25 gramas de manteiga
  • 50 gramas de cebola
  • 85 gramas de farinha
  • 90 gramas de caldo de ensopado
  • 275 gramas de leite
  • Noz-moscada
  • Sal
  • 2 ovos
  • Farinha de rosca
  • Azeite (para fritar)
croquetes
Croquetes
Fonte: Canva Pro

Modo de preparo

Preparação inicial

Se você vai prepará-los no estilo tradicional, desosse as carnes que você vai usar. Você pode colocar frango, carne moída, presunto, um pouco de bacon… Pique com uma faca afiada e reserve. Descasque a cebola, corte em pedaços pequenos e reserve.

Em seguida, aqueça a manteiga e o azeite na frigideira em fogo baixo. Frite a cebola até que fique transparente e muito macia. Adicione a farinha e refogue bem para que não tenha gosto de crua.

Aumente um pouco o fogo e adicione o leite e o caldo. Mexa lentamente até se integrar. Não deve haver mais caroços, mas se algum resistir a você, você pode esmagar a massa com um misturador de braço neste momento.

Em seguida, adicione a carne moída à frigideira e misture. Corrija o ponto de sal e adicione um pouco de noz-moscada (se você gostar). Cozinhe e mexa lentamente até que a massa descasque das paredes da frigideira.

Transfira a massa para um prato grande ou para uma tigela. Cubra com filme para que não pegue goste e deixe esfriar, primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira.

Eu gosto de deixar a massa durante a noite, porque ela fica um pouco mais dura. Enrole os croquetes como de costume. Pegue uma porção de massa, passe pela farinha de rosca, depois pelo ovo batido e novamente pela farinha de rosca.

Em seguida, deixe os croquetes no ar por cerca de 20 minutos para que a massa seque. Vire-os com cuidado e deixe mais 15-20 minutos.

Para evitar que eles estourem ao fritar, é aconselhável que eles estejam frios. Portanto, o ideal é refrigerar por 3-4 horas coberto com papel filme. Em dicas e truques, vou te dizer o que fazer se você quiser congelá-los.

Preparação para fritá-los

Para fritá-los, coloque uma panela com azeite e, quando estiver muito quente, adicione os croquetes. Coloque alguns de cada vez para que a temperatura do óleo não caia muito baixo.

Vire os croquetes para que sejam feitos de forma homogênea e tire assim que estiverem dourados. Eu os coloquei em um escorredor colocado em um prato com papel de cozinha. Dessa forma, eles liberam o excesso de óleo sem absorver o papel novamente.

Sirva imediatamente para que fiquem crocantes por fora e cremosos por dentro.

Croquetes
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar croquetes perfeitos

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas e truques que podem ser úteis na hora de preparar croquetes:

→ Você pode usar recheios prontos de outras preparações. Por exemplo, se você fizer um escondidinho de carne seca, pode fazer alguns croquetes com a massa.

→ Se você não gosta de cebola, fique sem ela.

→ Você pode adicionar um pouco de grão de bico e legumes a esses croquetes. Para fazer isso, esmague com um garfo e adicione à massa ao mesmo tempo que a carne moída. Nesse caso, adicione apenas metade da farinha ao bechamel porque o grão de bico, a batata ou a cenoura engrossarão a massa. Respeitando as quantidades que dou na lista de ingredientes, você pode adicionar cerca de 100 gramas de grão de bico e legumes e outros 100 gramas de carne. Lembre-se de reduzir a farinha para cerca de 40-45 gramas.

→ Uma vez prontos, você pode congelá-los. Coloque-os em uma bandeja com papel manteiga e, uma vez congelados, você pode colocá-los em um saco para que eles o ocupem menos. Se você fizer croquetes de sabores diferentes e congelá-los, poderá fazer duas coisas para não os confundir: dar uma forma diferente aos croquetes ou marcar bem os sacos.

→ É muito importante que o óleo esteja muito quente quando você os frita e que os croquetes saiam diretamente da geladeira. Sendo uma massa muito macia, queremos que a massa doure imediatamente e não estoure, para evitar que o recheio saia.

Gostou de saber mais sobre como fazer croquetes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!