Site Overlay

Espaguete com soja à bolonhesa

Você quer saber como fazer espaguete com soja à bolonhesa?

Bolonhesa é uma receita típica de molho italiano, que geralmente é usada para temperar macarrão ou encher lasanhas. A receita tradicional tem a carne de porco como ingrediente principal, mas, neste caso, preparei uma versão do molho à bolonhesa vegano, usando soja texturizada, um concentrado de proteína vegetal que é obtido após pressionar a soja e submeter a farinha resultante a um processo de extrusão.

Embora a soja texturizada seja geralmente usada como substituto da carne em muitos pratos, deve-se levar em conta que é obtida a partir de uma leguminosa e, portanto, nutricionalmente fornece nutrientes como uma leguminosa e não como a carne: tem 50% de proteína vegetal completa, aproximadamente 25% de carboidratos e é rica em fibras.

É comum hidratar a soja texturizada em água antes de cozinhá-la, mas recomendo que você NÃO faça isso porque será desnecessário nesse caso.

Se você for cozinhar em um caldo, como neste caso, ela será hidratada durante o cozimento, absorvendo todo o sabor da receita de espaguete com soja à bolonhesa. Caso contrário, é preferível hidratá-la em um caldo e temperá-la com especiarias.

A soja texturizada é vendida desidratada e embalada em embalagens com diferentes formatos (fina, grossa, em tiras, em pedaços de diferentes tamanhos…) e está cada vez mais à venda em mais supermercados, então você não tem desculpa para experimentar esta receita de espaguete com soja à bolonhesa.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer espaguete com soja à bolonhesa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

espaguete com soja à bolonhesa
Espaguete com soja à bolonhesa
Fonte: Canva Pro

Receita de espaguete com soja à bolonhesa

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 300 gramas de macarrão
  • 1 cebola
  • 1-2 dentes de alho
  • 2 talos de aipo
  • 1-2 cenouras
  • 60 gramas de soja texturizada
  • 2 colheres de sopa de concentrado de tomate (opcional)
  • 200 gramas de tomate natural esmagado
  • Orégano (ou outra erva aromática)
  • Pimenta do reino moída
  • Azeite
  • Sal

Modo de preparo

Coloque 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e aqueça em fogo baixo. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Despeje na frigideira e cozinhe em fogo baixo. Limpe o aipo e pique, descasque a cenoura e pique. Adicione à frigideira e continue salteando todo o conjunto.

Em seguida, adicione a soja texturizada SECA à frigideira e refogue. Adicione o concentrado de tomate e mexa.

Quando a soja estiver bem impregnada, adicione o tomate esmagado, um pouco de orégano e pimenta preta e cozinhe por cerca de 30 minutos. Teste e ajuste o ponto de sal e, quando os legumes e a soja estiverem macios, desligue e reserve.

Prepare uma panela com 3 litros de água e aqueça em fogo alto. Quando começar a ferver, adicione uma colher de sopa de sal e adicione o macarrão.

Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente. Coloque uma frigideira limpa no fogo e aqueça em fogo médio. Adicione o macarrão e mexa bem. Adicione a bolonhesa e misture bem.

Por fim, sirva muito quente.

Espaguete com soja à bolonhesa
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar espaguete com soja à bolonhesa

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis na hora de preparar espaguete com soja à bolonhesa:

→ Escolha soja texturizada de grão fino para se parecer com carne moída

→ Normalmente, as embalagens de soja texturizada recomendam mergulhá-las em água antes de cozinhar. Para receitas que precisam cozinhar com caldo, não mergulhe, para que ela absorva todo o sabor do caldo. Claro, você deve ter tempo para cozinhar.

→ Você pode usar este bolonhesa vegana como se fosse carne, para macarrão, para encher canelone ou lasanha, para acompanhar alguns vegetais grelhados…

→ A soja pode ser congelada. Aproveite a oportunidade para preparar o dobro e ter sempre pronta.

→ Se você não gosta nada de aipo, não o coloque. Há quem troque por cubos de abobrinha. De qualquer forma, uma vez cozido, seu cheiro característico desaparece e não tem um sabor muito pronunciado.

→ O tomate concentrado é uma pasta de tomate grossa que proporciona um ótimo sabor, mas não é essencial.

→ Você pode substituir o orégano por qualquer outra erva aromática, como tomilho, alecrim ou manjericão. A bolonhesa de soja é mantida por 4-5 dias na geladeira.

→ Se você não vai comê-lo durante o dia, recomendo deixar o macarrão cozido (resfrie bem uma vez cozido, para que não grude) e a bolonhesa separadamente e junte-a no momento do aquecimento para servir.

Gostou de saber mais sobre como preparar espaguete com soja à bolonhesa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!