Site Overlay

Geleia de morango sem açúcar: saiba como fazer

Fazer geleia caseira é ótimo porque permite que você faça exatamente do seu agrado. É por isso que hoje eu trago essa receita de geleia de morango sem açúcar.

É importante ter em mente que a geleia de morango sem açúcar não dura tanto quanto as tradicionais, porque é o açúcar que age como conservante e, neste caso, ficamos sem ele.

O bom é que ela é preparada em 15 minutos, para que possamos fazer preguiçosamente a quantidade que vamos consumir em cerca de 10 dias, que é o tempo em que é perfeitamente armazenada na geladeira.

As sementes de chia são uma fonte de fibra solúvel e contêm antioxidantes, bem como ácidos graxos ômega 3, cálcio e proteínas.

Uma de suas peculiaridades é que, quando os misturamos com líquidos – neste caso, o suco de morangos – elas absorvem até 10 vezes o seu volume e são revestidas com um gel (mucilagem) que, no estômago, proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer geleia de morango sem açúcar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

geleia de morango sem açúcar
Geleia de morango sem açúcar
Fonte: Canva Pro

Receita de geleia de morango sem açúcar

Ingredientes

  • 250 gramas de morangos
  • 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • Adoçante líquido

Modo de preparo

Lave e seque os morangos. Corte a cauda e as folhas e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela. Lave e seque o limão, rale a casca sem atingir a parte branca e esprema.

Coloque um pouco de raspas e uma colher de chá de suco na panela. Misture e aqueça em fogo médio. À medida que os morangos suavizam, você pode quebrá-los e esmagá-los.

Após 15 minutos, os morangos serão bastante esmagados. Desligue o fogo, adicione algumas gotas de adoçante líquido (eu usei 10-12 gotas) e uma colher de sopa de sementes de chia.

Misture bem. Despeje em uma jarra de vidro e deixe esfriar. Cubra e guarde na geladeira.

Após 8 horas, a geleia terá a textura perfeita.

Dicas e truques para preparar geleia de morango sem açúcar

Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a preparar geleia de morango sem açúcar:

→ Você pode adicionar especiarias à geleia. Pimenta rosa e folhas de hortelã combinam muito bem com essa deliciosa receita.

→ Se você quiser, pode misturar morangos com framboesas, mirtilos, groselhas…

→ O adoçante não é essencial. Se você gosta de sabores ácidos, pode ficar sem ele. Você também pode substituí-lo por uma fruta mais doce esmagada.

→ Pode ser armazenada na geladeira por cerca de 10 dias e pode ser congelada. Você pode fazer vários frascos pequenos e tirá-los do freezer enquanto os consome.

→ Encontrar sementes de chia está se tornando mais fácil, na verdade, elas estão à venda em diferentes supermercados.

Geleia de morango sem açúcar
Fonte: Canva Pro

Benefícios dos morangos para a saúde

A maioria das pessoas reconhece morangos por seu sabor doce e suculento. No entanto, eles são mais do que agradáveis para as papilas gustativas. Eles também são bons para sua saúde.

Como outras frutas, eles têm um grande impacto em termos de nutrientes e antioxidantes. Melhor ainda, eles são naturalmente baixos em calorias, o que os torna uma opção muito melhor do que um cupcake ou um biscoito quando surge a necessidade de comer um lanche.

Ao considerar os benefícios dos morangos, pode ser útil começar listando o que eles contêm. Para começar, os morangos são ricos em vitamina C, o que é bom para manter o sistema imunológico em boas condições, entre outras coisas.

Eles também fornecem fibra dietética. Os morangos contam como fonte de manganês, potássio, riboflavina, magnésio, iodo e cobre, e contêm ácido fólico, vitaminas B-5 e B-6 e vitamina K. Esta fruta até fornece ácidos graxos ômega-3.

De fato, um dos principais benefícios dos morangos é o seu conteúdo de antioxidantes e fitonutrientes, duas substâncias que combatem os radicais livres. Os radicais livres são ruins para o corpo, pois danificam as células.

Na verdade, algumas pessoas acreditam que os radicais livres também desempenham um papel no desenvolvimento do câncer.

Em particular, os morangos contêm fenol, um fitonutriente que se acredita proteger as células e evitar danos ao sistema de órgãos. Os morangos são ricos em fenóis, o que pode ser útil para prevenir o câncer, proteger o coração e reduzir a inflamação.

Os olhos também podem experimentar os benefícios dos morangos. Muitas pessoas estão familiarizadas com as cenouras como uma opção de alimentação saudável para os olhos, mas os morangos também são bons para os olhos.

Gostou de saber mais sobre como fazer geleia de morango sem açúcar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!