Site Overlay

Hambúrguer de lentilhas e nozes

Você quer saber como fazer hambúrguer de lentilhas e nozes?

Lentilhas são leguminosas ricas em carboidratos e proteínas vegetais, que fornecem ácido fólico, vitamina B1, fósforo, cálcio e fibras. É um alimento ideal para dietas com baixo teor de gordura e sem colesterol.

Embora o tradicional seja comer lentilhas cozidas, esta leguminosa admite preparações muito diversas, como uma salada quente com cogumelos ou esta receita de hambúrguer de lentilhas e nozes, que surpreende a todos que a experimentam.

Além disso, preparar esses hambúrgueres veganos de leguminosas e nozes é muito simples, em cerca de 15 minutos eles estarão prontos.

Uma vez feitos, eles podem ser servidos como estão em um prato, sozinhos, com palitos de vegetais crus ou com uma salada.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer hambúrguer de lentilhas e nozes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

hambúrguer de lentilhas e nozes
Hambúrguer de lentilhas e nozes
Fonte: Canva Pro

Receita de hambúrguer de lentilhas e nozes

Ingredientes (para 4 hambúrgueres)

  • 150 gramas de lentilhas secas
  • 80 gramas de nozes
  • 1 cebola (cerca de 200 gramas)
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de salsa
  • 1⁄2 colher de chá de cominho
  • 1 colher de sopa de páprica (doce ou picante, a gosto)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal
  • *Opcional: 1-2 colheres de sopa de aveia moída

Modo de preparo

Preparação da massa

Coloque as lentilhas em uma tigela e cubra com água fria. Se forem pequenas e finas, deixe hidratar por 1 a 2 horas. Se elas forem maiores, precisarão de mais tempo de imersão. Escorra e despeje na panela.

Adicione o dobro do volume de água limpa, meia colher de sopa de sal, uma folha de louro e alguns dentes inteiros descascados de alho. Cubra e deixe cozinhar.

Se você as preparar em uma panela, elas levarão cerca de 20-25 minutos para cozinhar. Em uma panela de pressão, 10-12 minutos após a válvula subir. Uma vez macias, remova o alho e a folha de louro e escorra.

Descasque e pique finamente os dentes de alho e a cebola. Coloque duas colheres de sopa de azeite, alho e cebola e coloque uma colher de chá de sal em uma frigideira. Misture, cubra e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar muito macio.

Adicione as lentilhas à frigideira, com a salsa, o cominho e a páprica e misture. Vá esmagando tudo com uma colher de pau, para formar uma pasta. Pique as nozes descascadas e adicione à frigideira.

Misture, desligue o fogo e remova para um recipiente hermético até esfriar, para que se torne consistente. Se você acha que é muito macio, pode refrigerar por algumas horas ou adicionar gradualmente 1-2 colheres de sopa de aveia moída para dar consistência à massa. Tenha em mente que quanto mais macia a massa, mais suculentos serão os hambúrgueres.

Preparação final

Em suma, divida a massa em quatro partes e forme um hambúrguer. Cozinhe em uma frigideira. Se você não quiser que eles grudem, coloque papel vegetal na frigideira, você não precisará de óleo.

Você pode facilmente fazer mini hambúrgueres com uma colher de sorvete: despeje uma colher de massa diretamente na frigideira e dê forma com a ajuda da colher de pau.

Nesse caso, 8 hambúrgueres pequenos sairão. Os hambúrgueres levam alguns minutos para cozinhar de cada lado. Pense que os ingredientes já estão cozidos, só queremos que eles sejam dourados por fora e suculentos por dentro.

Em suma, você pode servi-los sozinho, acompanhados por uma salada, legumes ou pãezinhos de hambúrguer.

Hambúrguer de lentilhas e nozes
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para fazer hambúrguer de lentilhas e nozes

De fato, para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis para você:

→ O tempo de cozimento das leguminosas depende de diferentes fatores: a água, o tempo de imersão, a temperatura em que são cozidas, a variedade e o tamanho da leguminosa ou o tipo de panela.

→ Você pode usar as especiarias ao seu gosto. Com essas quantidades da receita, elas têm um sabor rico e bastante equilibrado, mas você pode alterá-los.

→ As nozes dão um toque crocante, se você não as tem ou não pode comê-las, pode ficar sem elas ou trocá-las por outras nozes em pedaços.

→ De fato, se você moldar pequenas bolas e passá-las pela frigideira, poderá transformá-las em almôndegas. Adicione um pouco de molho de tomate e elas estarão prontos para servir.

→ Em suma você pode deixar a massa feita ou até mesmo formada na geladeira por alguns dias e fritá-la na frigideira no momento que quiser.

→ Eles combinam muito bem com palitos de cenoura ou com salada. Eles não precisam de molho porque são muito suculentos, mas, se você quiser, pode colocar um pouco de ketchup, maionese ou molho de churrasco.

Gostou de saber mais sobre essa receita de hambúrguer de lentilhas e nozes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!