Site Overlay

Húmus de cenoura

Húmus é um creme, purê ou patê de grão de bico e gergelim, típico do Oriente Médio e do Mediterrâneo oriental. Em países como Turquia, Grécia, Líbano ou Síria, é muito popular, embora em cada um desses lugares seja preparado de acordo com a variedade local. Neste caso, eu não cozinhei a receita clássica de húmus, mas um húmus de cenoura no qual parte do grão de bico é substituída por cenouras assadas.

Existem muitas versões da receita de húmus, tanto em termos de ingredientes quanto no uso de especiarias, mas, em qualquer caso, é um aperitivo fácil, saudável e rápido, muito saboroso e nutritivo, ideal para lanches acompanhados de torradas, pão pita, palitos de vegetais crus (cenoura, aipo ou pepino, entre outros).

O húmus caseiro é uma boa maneira de consumir mais legumes e fazê-lo de maneira saudável ao longo do ano, porque é comido frio; ou na hora do jantar, quando geralmente ficamos sem legumes porque os associamos a pratos pesados.

A propósito, também pode ser coberto com abóbora, beterraba, pimenta, azeitonas… com resultados muito bons.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como preparar um húmus de cenoura, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

húmus de cenoura
Húmus de cenoura
Fonte: Canva Pro

Receita de húmus de cenoura

Ingredientes

  • 300 gramas de grão de bico cozido
  • 300 gramas de cenoura
  • 3 colheres de sopa de tahine
  • 1 dente de alho
  • Um limão
  • 1 colher de chá de páprica
  • 50 ml de água
  • Sal

Para acompanhar (opcional):

  • Azeite
  • Palitos de cenoura, pepino e/ou aipo
  • Torradas e/ou palitos de pão
  • Nachos
  • Pão Pita

Modo de preparo

Primeiramente, cozinhe as cenouras. O jeito que eu mais gosto é cozida no vapor porque elas não absorvem água como quando cozidas.

Em seguida, pré-aqueça o forno a 200oC com aquecimento para cima e para baixo. Coloque as cenouras em um prato seguro para o forno e asse em um temperatura média por 15-20 minutos.

Enquanto isso, prepare o tahine. Se o gergelim estiver cru, asse por alguns minutos em uma frigideira sem gordura, mexendo para que não queime. Despeje no copo do liquidificador junto com a água, o óleo e o sal. Moa até obter uma pasta fina e homogênea. Retire as cenouras do forno e corte-as em fatias grossas.

Coloque em um copo de liquidificador ou robô a cenoura, o grão de bico cozido, o tahine (a quantidade exata vai a gosto), o dente de alho descascado, 3-4 colheres de sopa de suco de limão (a gosto), páprica (a gosto), água e um pouco de sal. Amasse até obter uma pasta cremosa. Normalmente, é necessário abaixar os restos das paredes do vidro no meio do esmagamento.

Sirva em uma tigela com um pouco de azeite e, se quiser, um pouco de grão de bico, alguns pequenos cubos de cenoura e um pouco de coentro picado ou salsa fresca.

Você também pode colocar algumas sementes de gergelim torradas. Neste caso, eu o espalhei em torradas integrais com sementes de linho, mas você pode servi-lo acompanhado de palitos de cenoura cru, pepino ou aipo, palitos de pão, nachos, tiras de pão pita…

Húmus de cenoura
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um húmus de cenoura perfeito

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que são úteis na hora de fazer um húmus de cenoura:

→ De fato, você tem um pouco de espaço para brincar com a quantidade de grão de bico e cenoura. Você pode colocar entre 250 e 350 gramas de cada, até 600 gramas no total.

→ Os condimentos também podem ser adaptados ao seu gosto. Você pode adicionar um pouco mais ou menos de quantidade e usar páprica doce, picante ou agridoce. Adicione também flocos de páprica por cima ao servir.

→ Você pode usar grão de bico enlatado ou cozinhá-los em casa, como preferir. Não é aconselhável usar grão de bico do ensopado ou qualquer ensopado similar, porque eles geralmente têm gosto do resto dos ingredientes com os quais foram cozidos.

→ Brinque com a quantidade de água para ajustar a textura ao seu gosto: mais denso ou mais líquido.

→ Deve ser armazenado na geladeira por uma semana. A melhor maneira de armazená-lo é em um recipiente hermético.

→ O húmus de cenoura pode ser servido como propagação para um lanche, mas também usado como base em uma torrada, em um sanduíche, em um pão pita… Neste caso, usei torradas de pão integral (mais fáceis de digerir porque as cadeias de amido são “quebradas” e transformadas em dextrinas, que são mais simples).

→ Tahine é usado em muitas outras receitas no leste do Mediterrâneo, como molho para acompanhar falafel (uma espécie de croquetes de grão de bico) ou shawarma (carne assada).

Gostou de saber mais sobre como preparar húmus de cenoura? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!