Site Overlay

Lombo com molho de cogumelos

Você quer saber como fazer lombo com molho de cogumelos?

De fato, o lombo é um pedaço de carne bovina ou suína, localizado na área lombar, entre as costelas e a coluna, especificamente sob a coluna vertebral, e é precisamente a sua localização que lhe dá o nome de “lombo”. É um dos cortes mais apreciados por ser macio, suculento e muito versátil quando se trata de prepará-lo.

Curiosamente, a receita de lombo grelhado é uma das mais simples, mas, ao mesmo tempo, é fácil estragar a carne deixando-a crua ou cozinhando demais. É por isso que, embora dependa da espessura e temperatura da grelha, tentarei detalhar os tempos aproximados, dependendo se queremos um lombo mal passado, ao ponto ou muito ao ponto.

Diferentes molhos podem ser usados para acompanhar o lombo grelhado. De queijo, a pimenta, mostarda, chimichurri… ou este molho de cogumelos fino, muito fácil de preparar e ideal no outono e inverno, quando os cogumelos estão na estação.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como preparar lombo com molho de cogumelos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Lombo com molho de cogumelos
Lombo com molho de cogumelos
Fonte: Canva Pro

Receita de lombo com molho de cogumelos

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 4 filetes de lombo de vaca (ou carne de porco)
  • Azeite
  • Sal

Para o molho:

  • 1 cebola
  • 300 gramas de cogumelos variados
  • 75 ml de vinho tinto
  • 150 ml de creme de leite
  • Azeite
  • Pimenta do reino moída
  • Sal

Modo de preparo

Preparação do molho

Para cozinhar o molho, descasque e pique a cebola. Coloque uma frigideira em fogo baixo com um pouco de azeite e, quando estiver quente, adicione a cebola e uma pitada de sal.

Cubra e deixe escalfar por 10 minutos em fogo baixo. Aumente um pouco o fogo e adicione os cogumelos. Eles vão soltar água suficiente, você tem que ser paciente e mexer de vez em quando até que o líquido evapore.

Quando os cogumelos estiverem quase secos, adicione o vinho e aumente um pouco o fogo para que o álcool evapore. Espere até que estejam quase secos, abaixe o fogo e adicione o creme de leite. Mexa sem parar até engrossar um pouco.

Teste o ponto de sal e ajuste, adicione também uma pitada de pimenta preta moída. Despeje no copo do liquidificador e moa até obter um molho fino.

Se for muito líquido, coloque-o de volta na frigideira e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo constantemente, até que tenha a consistência certa.

Preparação dos lombos

Para fazer os lombos, tire-os da geladeira cerca de 30-60 minutos antes de cozinhá-los, para que não fiquem muito gelados. É essencial que a carne esteja à temperatura ambiente antes de cozinhá-la.

Coloque uma frigideira antiaderente ou uma chapa e aqueça em fogo alto. Você deve ser paciente e esperar que ela atinja a temperatura certa.

Escove a frigideira com um pouco de azeite, espere alguns segundos e coloque a carne na chapa. Estes são os tempos que podem servir como um guia:

  • Lombo mal passado: cozinhe por 1 minuto de cada lado.
  • Para um lombo ao ponto: cozinhe 2-3 minutos de cada lado.
  • Lombo muito bem passado: cozinhe por 5 minutos de cada lado. Se você vir queimando por fora, abaixe a temperatura e termine de cozinhar.

É importante que você não vire a carne várias vezes, trata-se de fazê-la primeiro de um lado e depois do outro. Quando for do seu agrado, leve-a para um prato, adicione sal (o ideal é usar sal em flocos) e sirva com o molho de cogumelos.

Lombo com molho de cogumelos
Lombo com molho de cogumelos
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um lombo com molho de cogumelos perfeito

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas e truques de lombo com molho de cogumelos:

→ Se você comprar o pedaço de lombo inteiro, precisará de uma faca afiada para limpar a carne, removendo as gorduras e para cortar os filetes da espessura que preferir.

→ Vou te contar um truque curioso: como saber o ponto do lombo apenas tocando nele. Junte o polegar com o dedo indicador e toque o músculo da parte inferior do polegar com o dedo indicador da outra mão. Essa será a textura de um lombo mal passado. Se você juntar o polegar com o dedo médio, notará a textura do lombo no músculo quase direto ao ponto. Se você juntar o polegar com o dedo anelar, notará no músculo a textura do lombo ao ponto. Finalmente, se você juntar o polegar com o dedo mindinho, notará a textura do lombo bem passado.

Gostou de saber mais sobre como fazer lombo com molho de cogumelos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!