Site Overlay

Macarrão ao pesto

O macarrão ao pesto é um molho tradicional da culinária italiana típico da região da Ligúria. É preparado com ingredientes selecionados: folhas frescas de manjericão, queijo parmesão, pinhões e azeite, entre outros.

A palavra pesto vem do termo pestare, que significa esmagar. É exatamente assim que este molho italiano é feito de acordo com o método tradicional. Embora o mais comum seja usar a receita de pesto para temperar macarrão, ele também é usado em pizzas, focaccias, saladas e sempre fica maravilhoso.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o macarrão ao pesto, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

macarrão ao pesto
Macarrão ao pesto
Fonte: Canva Pro

Receita de macarrão ao pesto

Ingredientes (para 4 pessoas)

Para o macarrão:

  • 300 gramas de macarrão
  • 175 gramas de pesto (verde ou vermelho)
  • Sal

Para o pesto

  • 1 dente de alho
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 25 gramas de manjericão (um grande punhado de folhas)
  • 45 gramas de queijo parmesão
  • 15 gramas de queijo pecorino ou grana padano
  • 15 gramas de pinhões
  • 60 ml de azeite virgem extra
  • Sal fino (caso seja necessário)

Modo de preparo

Preparação inicial

Para preparar o pesto verde, corte as folhas de manjericão, remova os caules e lave sem esfregar em um recipiente com água fria. Retire e deixe secar antes de começar com o molho.

Depois que o manjericão secar, descasque o alho e coloque-o em uma tigela com o sal. Esmague até formar uma pasta. Despeje um punhado de folhas de manjericão na tigela e esmague pressionando e girando o martelo com movimentos circulares, não batendo. Assim que eles começarem a liberar líquido, adicione alguns outros e continue até terminar.

Rale os queijos e adicione gradualmente à massa, integrando-a. Adicione também os pinhões descascados e esmague-os para formar uma pasta.

Adicione o azeite ao fio enquanto mistura sem parar, até que emulsione. Experimente o ponto de sal e, se estiver sem graça, adicione um pouco de sal fino. Cubra e reserve.

Preparação final

Para preparar o macarrão, coloque uma panela grande com água em fogo alto. Quando se trata de ferver, adicione um punhado de sal e macarrão. Cozinhe em fogo médio-alto durante os minutos recomendados pela embalagem. Reserve algumas colheres de água do cozimento e escorra a massa.

Se você for comê-lo no momento, coloque um pouco de água de cozimento em uma frigideira em fogo médio e adicione o pesto. Misture com uma colher e, quando integrado, adicione a massa escorrida. Misture bem para que a massa fique impregnada com o molho e sirva.

Se você não vai comê-lo no momento, guarde na geladeira uma jarra com algumas colheres de água do cozimento e outra jarra com o pesto. Escorra o macarrão, adicione água com um fio de azeite para que não grude e misture suavemente.

Guarde em um recipiente hermético na geladeira. Quando você for servi-lo, coloque um pouco de água de cozimento em uma frigideira em fogo médio.

Quando estiver quente, sem cozinhar, adicione o pesto. Misture com uma colher e, quando integrado, adicione a massa escorrida. Misture bem para que a massa esteja impregnada com o molho, verifique se a massa está quente e sirva.

Macarrão ao pesto
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar o macarrão ao pesto

Aqui estão algumas dicas úteis para preparar o macarrão ao pesto”

→ Use folhas frescas de manjericão, pequenas em tamanho e, se possível, recém-cortadas.

→ Você tem que trabalhar em uma área fria e rápida. Isso porque a partir do momento em que as folhas são adicionadas a mistura até que o azeite seja adicionado, elas oxidam e ainda mais se estiver quente.

→ Os queijos recomendados para pesto verde são: parmesão (parmigiano reggiano) e pecorino ou grana padano. Se não encontrarmos pecorino ou grana padano, nós o substituímos pela mesma quantidade de queijo parmesão.

→ Os queijos devem ser ralados com uma textura fina ou em pó. Eles são adicionados pouco a pouco, enquanto você mexe o molho para formar uma pasta.

→ O azeite ideal é virgem extra, já que seu sabor marca em grande parte o da receita.

→ Você pode fazer pesto com um liquidificador? É possível, mas não é recomendado porque vai aquecer o molho e oxidar o manjericão.

→ O pesto pode ser armazenado por dez dias na geladeira, com uma camada de azeite na superfície. Quando você for usá-lo, remova o óleo que não está emulsionado. Por períodos mais longos, o pesto deve ser congelado.

→ Ao cozinhar o macarrão, não coloque óleo na água. É um costume bastante difundido que faz com que o molho não adira bem à massa e que pode alterar a textura da massa.

→ Por que a água do cozimento é usada? Porque dá melhor sabor ao prato do que usar água “limpa” e ajuda a alcançar um resultado mais homogêneo e cremoso.

Gostou de saber mais sobre como fazer macarrão ao pesto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!