Site Overlay

Pão de banana

De fato, o pão de banana é um dos doces mais típicos dos americanos. Surgiu no início do século XX, quando as bananas sul-americanas chegaram à América do Norte muito maduras e tiveram que ser usadas.

Este fato, juntamente com a popularidade da chamada “levedura em pó” (impulsionador químico), fez com que esta receita de pão de banana se espalhasse por todo o país.

Aproveitando o fato de que todo dia 23 de fevereiro os Estados Unidos celebram o Dia do pão de banana, vamos ver como esse pão é feito e que, em sua evolução, se tornou uma receita de bolo. O que não mudou é sua utilidade original, já que nos ajuda a aproveitar as bananas maduras.

Há muitas receitas de pão de banana, neste caso eu coloquei alguns pedaços de nozes e chocolate amargo.

Você pode colocá-los ou não, mas também trocá-los por outros ingredientes ao seu gosto: de nozes a casca cítrica e diferentes combinações de especiarias, mel, geleia… O que eu aconselho é usar açúcar mascavo e, se quiser torná-lo mais saudável, coloque azeite em vez de manteiga.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pão de banana, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pão de banana
Pão de banana
Fonte: Canva Pro

Receita de pão de banana

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 100 gramas de açúcar mascavo
  • 100 gramas de azeite
  • 3 bananas
  • 1 iogurte
  • 1 colher de chá de pasta de baunilha
  • 250 gramas de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • 1⁄2 colher de chá de especiarias (ou canela)
  • 1⁄2 colher de chá de sal
  • 30 gramas de nozes (opcional)
  • 30 gramas de chocolate (opcional)

Modo de preparo

Alinhe o molde com papel manteiga.

Em seguida, coloque os ovos e o açúcar na tigela do liquidificador. Bata as hastes em alta velocidade até que a mistura cresça. Enquanto isso, descasque duas bananas (guarde a outra para decorar) e esmague com um garfo.

Adicione o óleo pouco a pouco batendo em baixa velocidade. Adicione banana esmagada, iogurte e baunilha. Bata em baixa velocidade até se integrar.

Adicione a farinha, o fermento químico, as especiarias e o sal. Integre com uma espátula. Pique as nozes e o chocolate e adicione à massa.

Despeje a massa no molde forrado e alise a parte superior com uma espátula. Corte a banana que você reservou ao meio e coloque-a na massa. Coloque na parte central do forno e cozinhe por 55-60 minutos.

Verifique se o bolo está pronto picando no centro com um palito (tem que sair limpo ou com alguma migalha presa, mas não manchado com massa). Retire do forno, deixe esfriar por cerca de 10 minutos e desmolde cuidadosamente. Deixe esfriar completamente em um rack.

Quando estiver completamente frio, aproveite!

Pão de banana
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um pão de banana perfeito

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas e truques úteis na hora de preparar um delicioso pão de banana:

→ Use bananas maduras para fazer o bolo, elas são mais doces e dão um sabor mais intenso.

→ Posso usar açúcar branco? Claro, o que você preferir. O açúcar mascavo vai muito bem neste caso, devido ao seu sabor caramelizado.

→ Posso usar farinha normal? Sim, eu gosto do toque de farinha de trigo integral porque dá sabor ao bolo e é um pouco mais saudável. Você também pode misturá-los.

→ Mantenha este bolo coberto com um pano ou em um saco plástico adequado para uso alimentar, por um período máximo de 3 dias. Você também pode congelar, inteiro ou fatiado, bem coberto com filme transparente. Para consumi-lo, você pode tirá-lo algumas horas antes ou descongelar as fatias na torradeira para frente e para trás.

Benefícios das bananas para a saúde

A banana é talvez uma das frutas mais comuns em nossa dieta, já que podemos encontrá-la praticamente durante todo o ano.

Por trás da popularidade deste alimento delicioso e prático, escondem-se muitas propriedades e benefícios para a nossa saúde. Sabemos que a banana é sinônimo de energia e potássio, mas você sabe de que outra forma ela te ajuda a se manter saudável?

1. Fonte de carboidratos

A contribuição energética da banana é devido ao seu teor de carboidratos. No entanto, devemos esclarecer que varia de acordo com a cor da fruta.

Por exemplo, se a banana for verde, haverá mais amido, portanto nos fornecerá carboidratos complexos de absorção mais lenta, o que representa uma dose maior de energia.

2. Grande oferta de vitaminas

As principais vitaminas que as bananas fornecem são a vitamina C e B6, essenciais para prevenir a oxidação prematura de nossas células e proteger nosso corpo dos radicais livres aos quais está exposto durante o dia a dia.

3. Fonte de minerais

A banana é fonte de minerais como magnésio, ferro, manganês e potássio, que são muito importantes para a manutenção dos nossos músculos, bem como para manter a pressão arterial estabilizada.

Além disso, seu teor de fibras é muito importante para dar sensação de saciedade e, assim, combater a ansiedade entre as refeições.

Gostou de saber mais sobre como fazer pão de banana? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!