Site Overlay

Pão de cachorro-quente

Adoro fazer pão caseiro. A mistura dos ingredientes, a massa e como ela é transformada e, é claro, o cozimento, onde o cheiro que emite com sua transformação são combinados. É uma experiência indescritível, especialmente nas primeiras vezes. Desta vez, vamos ver como fazer pão de cachorro-quente.

Esta receita de pão de cachorro-quente é bem simples. Não tem fermento prévio e a massa é preparada misturando todos os ingredientes até formar uma bola.

Tudo o que precisamos é ter paciência para respeitar os tempos de crescimento e um pouco de habilidade para formar cada pão de cachorro-quente.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pão de cachorro-quente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pão de cachorro-quente
Pão de cachorro-quente
Fonte: Canva Pro

Receita de pão de cachorro-quente

Ingredientes para fazer pão de cachorro-quente

  • 500 g de farinha de trigo (4 xícaras)
  • 50 g de manteiga
  • 150 ml de leite (pouco menos de 2/3 xícara)
  • 150 ml de água (pouco menos de 2/3 xícara)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 10 g de sal
  • 15 g de fermento fresco
  • 1 ovo para pintar

Modo de preparo

Preparação inicial do pão de cachorro-quente

Forme a massa. Coloque toda a farinha em uma tigela. Adicione o sal, o açúcar e o fermento seco. Misture tudo e faça um buraco no meio. Adicione leite e manteiga à água à temperatura ambiente. Misture dentro da tigela até não conseguir mais misturar.

Transfira a massa para a superfície de trabalho. Misture todos os ingredientes com as mãos até que não haja mais farinha solta.

Então, amasse por cerca de 10 minutos. Você pode usar uma amassadeira se tiver uma. Você também pode alternar períodos de descanso de 5 minutos com 1 minuto de amassar até obter uma massa lisa.

Deixe a massa descansar. Coloque um pouco de azeite em uma tigela bem estendida e coloque a massa dentro, coberta com plástico filme, até dobrar seu volume. Aproximadamente em uma hora e meia.

Despeje a massa sobre a superfície de trabalho. Esmague um pouco com as mãos para formar um círculo.

Divida a massa. Primeiro na metade, depois em quatro partes e, finalmente, em oito partes.

Faça uma bola com cada porção de massa sem ter que amassar.

Forme os pães. Primeiro, esmague cada bola e enrole-a sobre si mesma para moldá-la como uma barra. Feche todos os pontos firmemente e role-os até atingir o comprimento desejado. Pegue a ponta para dentro procurando o fechamento.

Preparação final do pão de cachorro-quente

Deixe os pães em uma assadeira com papel manteiga. Separe-os um do outro porque eles crescerão no forno e, portanto, não ficarão juntos. Cubra os pães com um pano até dobrarem de volume. Cerca de uma hora.

Pré-aqueça o forno a 220 graus com aquecimento para cima e para baixo e sem ar.

Pinte os pães com ovo batido. É um passo opcional, mas lhes dá um brilho muito agradável.

Asse no segundo dos cinco níveis do forno a 220 graus com aquecimento para cima e para baixo sem ventilador por 10 minutos.

Deixe-os em um rack para esfriar.

Pão de cachorro-quente
Fonte: Canva Pro

Truques e dicas para preparar pão de cachorro-quente

Minhas dicas para preparar este pão caseiro para cachorros-quentes:

  • Você pode usar 15 g de fermento fresco ou 5 g de fermento seco de padeiro.
  • Pintar os pães com ovo batido é opcional, mas eles serão mais dourados e brilhantes. Tenha cuidado ao pintá-los sem machucar os pães.
  • O descanso adequado da massa deixa os pães maiores.

Benefícios do leite

O leite é usado para preparar essa receita. O que poucas pessoas sabem é que oferece vários benefícios:

Proteínas

Dependendo da sua apresentação, o teor de proteína pode variar em cada porção; assim, um copo de 100 ml de leite integral tem cerca de 3 g, enquanto 100 ml de iogurte grego pode conter cerca de 6 g.

A principal proteína do leite é a caseína, que facilita a digestão de minerais, como cálcio e ferro.

Vitaminas e minerais

O leite e seus derivados permitem que o corpo assimile facilmente seus nutrientes, incluindo uma grande quantidade de minerais, como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, iodo e zinco, bem como vitaminas A, D e B complexos, especialmente B2 e B12.

Alto teor de cálcio

O componente mais conhecido do leite é o cálcio, um mineral que ajuda a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose, daí a importância de consumi-lo diariamente.

Menor incidência de diabetes tipo II

Observou-se que aqueles que consomem produtos lácteos são menos propensos a sofrer de diabetes tipo II e outras doenças metabólicas.

Foi demonstrado que aqueles que consomem 8 porções de produtos lácteos diariamente eram 23% menos propensos a esse tipo de diabetes do que as pessoas que consumiam apenas 1 porção.

Gostou de saber mais sobre como fazer pão de cachorro-quente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!