Site Overlay

Pão de hambúrguer: confira a receita completa aqui

Quer saber como fazer pão de hambúrguer?

Preparar pão caseiro causa uma das maiores satisfações ao cozinhar. Ver a evolução da massa, cada vez mais macia e suave; e como ela cresce no forno, juntamente com o cheiro que emite, é uma experiência indescritível, especialmente nas primeiras vezes. Desta vez, vamos ver juntos como fazer pão de hambúrguer.

Esta receita de pães de hambúrguer é bem simples. Não tem fermento prévio e a massa é preparada misturando todos os ingredientes até formar uma bola.

Tudo o que precisamos é ter paciência para respeitar os tempos e um pouco de habilidade para formar cada pão de hambúrguer. Mas, como sempre, explico tudo para você passo a passo.

A melhor coisa é que esses pães de hambúrguer podem ser feitos do tamanho que queremos e também com a mesma massa, podemos fazer pão de cachorro-quente.

Então, podemos preenchê-los com nosso hambúrguer favorito e os ingredientes que mais gostamos: alface, tomate, cebola, picles, queijo, bacon, ketchup, mostarda, maionese…

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pão de hambúrguer, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pão de hambúrguer
Pão de hambúrguer
Fonte: Canva Pro

Receita de pão de hambúrguer

Ingredientes (para 8-10 pães)

  • 125 gramas de água
  • 1 ovo
  • 150 gramas de leite
  • 25 gramas de azeite ou banha
  • 10 gramas de sal
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 10 gramas de fermento fresco de padaria (ou 3,3 gramas de fermento seco)
  • 20 gramas de açúcar
  • Sementes de gergelim para polvilhar

Modo de preparo

Preparação inicial

Se você fizer isso com uma batedeira, aqueça a água por alguns segundos no microondas e despeje na tigela da batedeira. Adicione o ovo, o leite, o óleo (ou manteiga) e o sal e bata com a pá em velocidade média-baixa por 2-3 minutos até que esteja bem misturada.

De fato, se você fizer isso à mão, aqueça a água por alguns segundos no microondas e despeje em uma tigela grande. Em seguida, adicione o ovo, o leite, o óleo e o sal e misture novamente.

Se você fizer isso com uma batedeira, adicione a farinha, o fermento e o açúcar e bata com a pá em velocidade média até a integração. Em seguida, amasse por 7-8 minutos, até que a massa esteja lisa e fina.

Se você fizer isso à mão, adicione a farinha, o fermento e o açúcar e misture até formar uma bola. Deixe descansar por 10 minutos e amasse até obter uma massa lisa e fina. Se você não quiser ou não souber amassar, pegue um lado da massa suavemente, estique-a um pouco e dobre sobre si mesma. Gire a tigela 90 graus e repita a operação até que esteja completamente amassada.

Deixe descansar por 15 minutos e repita as dobras. Isso terá que ser feito 4-5 vezes, até que a massa esteja lisa e fina.

Em ambos os casos, forme uma bola com a massa. Cubra com filme transparente e deixe descansar.

Prepare uma bandeja coberta com papel manteiga. Quando a massa dobrar de volume, despeje na bancada e pressione com os dedos para remover o ar. Divida em porções de cerca de 90 gramas.

Preparação final

Quando estiverem prontos, esmague um pouco com a palma da sua mão para que fiquem mais lisos e coloque na bandeja. Cubra com um pano limpo e deixe-o crescer novamente. Os pães estarão prontos quando a massa estiver inchada e macia. Se não fermentar o suficiente, vai rachar no forno.

Pré-aqueça o forno a 220 °C, com aquecimento para cima e para baixo sem ar. Quando os pães dobrarem de volume (mais ou menos uma hora, a uma temperatura quente), escove com água e distribua sementes de gergelim por cima.

De fato, abaixe o forno a 200oC, pulverize o interior com água e coloque a bandeja de pães em altura média. Asse por cerca de 20 minutos, até dourar por cima. Se eles dourarem muito, cubra com papel alumínio.

Quando estiverem prontos, remova-os e transfira-os para uma grade para que esfriem.

Em seguida, quando estão muito frios, eles podem ser comidos como estão, torrados (abertos ao meio) ou congelados envoltos em duas camadas de filme transparente.

pão de hambúrguer
Pão de hambúrguer
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar um pão de hambúrguer perfeito

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

→ É importante respeitar os tempos de crescimento para que os pães sejam macios e fofos.

→ Se você gosta de pães muito macios, pré-aqueça o forno a 200oC e desça para 180oC quando colocá-los. De fato, se você gosta deles com um pouco mais duros, terá que pré-aquecer a 220oC e descer para 200oC quando colocá-los. Tenha em mente que todo forno é um mundo e você terá que testar como o seu funciona.

→ Use uma faca de serra para abrir os pães, para que eles não quebrem.

Gostou de saber mais sobre como fazer pão de hambúrguer? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!