Site Overlay

Pão pita

O pão pita é um tipo de pão plano e macio, típico dos países do Mediterrâneo Oriental, como Grécia, Turquia, Síria, Egito ou Líbia.

Pães achatados, como a receita de pão pita, são a maneira mais simples e antiga de cozinhar pão e já eram feitos no Antigo Egito, onde até tinham fornos para fazê-los.

Existem dezenas de receitas de pães achatados. Quase todas essas massas são compostas dos mesmos ingredientes: farinha, água, um pouco de sal e pouca ou nenhuma levedura. Além disso, eles mal precisam crescer.

O pão pita é servido de maneira tradicional para espalhar com húmus e com recheio de kebab ou falafel, embora nos tempos antigos fosse basicamente usado como substituto dos talheres.

Hoje em dia, pode ser comido como qualquer outro pão, seja para comer com um pouco de comida ou como suporte em sanduíches com todos os tipos de recheios.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pão pita, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pão pita
Pão pita
Fonte: Canva Pro

Receita de pão pita

Ingredientes (para 4 pães)

  • 188 gramas de farinha de trigo
  • 12 gramas de farinha de trigo integral
  • 125 gramas de água
  • 5 gramas de açúcar
  • 2,5 gramas de sal
  • 2,5 gramas de fermento fresco

Modo de preparo

Se você fizer isso à mão, coloque as farinhas, a água à temperatura ambiente em uma tigela (se estiver frio, aqueça 5-8 segundos no microondas, para que, se você o tocar, não perceba frio ou calor), açúcar, sal e fermento. Misture tudo e deixe descansar por 15 minutos coberto.

Pré-aqueça o forno ao calor total para cima e para baixo e coloque uma bandeja plana vazia no centro. O importante é que esteja muito, muito quente.

Após o tempo, amasse novamente por 5 minutos. Se você fizer isso à mão, dobre e role a massa até ficar lisa. Em seguida, cubra e deixe descansar por 30 a 60 minutos, de modo que a massa quase dobre de tamanho.

Quando as bolas relaxarem e estiverem um pouco macias, polvilhe um pouco a bancada, o rolo e as bolas com farinha e estique. Você tem que fazer isso do centro para cima e do centro para baixo, duas vezes em cada direção. Gire a massa 90o e repita a operação: estique do centro para cima e do centro para baixo, duas vezes em cada direção. A massa terá uma forma arredondada. Deve ter cerca de 15 cm de diâmetro. Não precisa haver um círculo perfeito.

Coloque dois pães em um papel manteiga e, por sua vez, em uma bandeja. Abra o forno e deslize a folha de papel com os pães na bandeja, que estará muito, muito quente. Asse por 2-3 minutos, até que os pães inflem e abaixem. Remova cuidadosamente a folha com os pães, deixando a bandeja dentro e repita a operação com os outros dois pães.

Ao remover, é muito importante que você envolva as pitas com um pano limpo, para que eles não sequem. Sirva imediatamente.

Pão pita
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar o pão pita

Para finalizar esse artigo, eu preparei uma série de dicas que podem lhe ajudar a preparar o seu pão pita:

→ A farinha ‘Normal’ é ideal para este tipo de pão. Além disso, acrescentei nessa receita uma pequena parte de farinha de trigo integral para dar um pouco de sabor. Não é essencial, mas o pão ganha com isso. Essa parte da farinha de trigo integral pode ser substituída pela sêmola ou pela farinha usada para fritar peixe.

→ O fermento químico não é útil para fazer esses pães. Precisamos de fermento de padeiro. Levedura fresca é vendida em qualquer supermercado na área de iogurte e manteiga refrigerada.

→ Se, ao esticar as bolas com o rolo, você sentir que elas encolhem, cubra com um pano e deixe 5 minutos para a massa relaxar. Se você não tiver um rolo, use uma garrafa lisa.

→ É essencial que o forno esteja o mais quente possível e a bandeja interna também. Caso contrário, os pães não inflarão.

→ É normal que os pães inflem e depois desinflem. Não os deixe por muito tempo no forno ou eles ficarão duros. Se você tiver o forno muito quente, eles não devem demorar mais de 4-5 minutos para ficarem prontos

→ Lembre-se de envolvê-los em um pano assim que forem retirados do forno para que não sequem. O ideal é consumi-los em um máximo de 12 horas.

→ De fato, se você quiser mantê-los por mais um dia, espere que eles esfriem (cobertos com um pano) e guarde-os no freezer dentro de um saco hermético. Em suma, quando quiser consumi-los, você pode colocá-los em uma torradeira ou deixá-los à temperatura ambiente por uma hora.

Gostou de saber mais sobre como fazer pão pita? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!