Site Overlay

Pizza com massa de couve-flor

Você quer saber como fazer pizza com massa de couve-flor?

De fato, existem tantas receitas de pizza, mas neste caso a diferença não está no recheio, mas na massa. Desta vez, a massa de pizza não contém farinha e, em vez de uma base de pão, preparamos uma mistura de couve-flor, queijo e ovo, diferente em sabor e textura, mas rica e mais leve.

Esta receita de pizza com massa de couve-flor é uma maneira ideal de introduzir mais vegetais em nossa dieta, e é especialmente útil quando queremos que as crianças os comam, já que a couve-flor geralmente não é um dos vegetais que elas mais gostam.

Da mesma forma, podemos ter mais vegetais com pratos como hambúrgueres de brócolis e quinoa, macarrão de abobrinha, batatas fritas de vegetais, sanduíche de legumes assados, espinafre com presunto e queijo ou lasanha com fatias de abobrinha.

Para preencher esta pizza com massa de couve-flor, você pode usar seus ingredientes favoritos. Combinar o clássico presunto e queijo é ideal para crianças; com uma mistura de vegetais como cogumelos, abobrinha, tomate, cebola ou espargos verdes, você terá uma pizza muito leve; neste caso, coloquei bacon com cogumelos e tomates.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pizza com massa de couve-flor, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pizza com massa de couve-flor
Pizza com massa de couve-flor
Fonte: Canva Pro

Receita de pizza com massa de couve-flor

Ingredientes para pizza com massa de couve-flor

Para a massa:

  • 400 gramas de couve-flor
  • 1 ovo
  • 100 gramas de queijo muçarela ralado
  • 1 pitada de sal

Para o recheio:

  • 5 colheres de sopa de tomate frito
  • 4 cogumelos
  • 2 fatias de bacon
  • 9 tomates cereja
  • 50 gramas de queijo muçarela ralado
  • Orégano

Modo de preparo

Remova o tronco central da couve-flor e corte em árvores. Rale ou moa até que seja muito pequeno. Despeje em uma tigela grande e cozinhe no microondas com potência máxima por 8-10 minutos. Adicione um ovo, queijo muçarela e um pouco de sal e misture bem.

Estenda em uma assadeira forrada com papel vegetal, até obter uma massa fina. Cozinhe no forno pré-aquecido a 180oC com fogo alto e para baixo com ar por 15-20 minutos. Enquanto isso, pique o bacon, corte os cogumelos e corte os tomates ao meio.

Quando a massa estiver dourada, remova e espalhe o tomate frito. Adicione um pouco de orégano. Distribua os ingredientes do recheio, bacon, cogumelos, tomate e queijo muçarela. Asse na posição de grelha por cerca de 10 minutos, até que os ingredientes estejam dourados.

Incorpore folhas de rúcula e sirva imediatamente.

Dicas e truques para fazer pizza com massa de couve-flor

Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer pizza com massa de couve-flor:

→ Esta base de pizza não tem o mesmo sabor ou tem a mesma textura que as da massa de pão, mas é rica e o sabor da couve-flor é muito camuflado, mesmo para crianças. Se você usar um tomate frito caseiro, ela será ainda mais rica.

→ Na massa de pizza com farinha, eu costumo colocar muito mais queijo muçarela e colocá-lo bem em cima do tomate. Neste caso, como é a massa mais úmida, coloquei o tomate, o resto do recheio e, finalmente, um pouco de queijo para torná-lo dourado.

→ Escolha seus ingredientes favoritos como recheio de pizza.

pizza com massa de couve-flor
Pizza com massa de couve-flor
Fonte: Canva Pro

Quais os benefícios da couve-flor?

A couve-flor, como brócolis e repolho, é um vegetal crucífero. Ele possui muitos benefícios interessantes para a saúde:

Previne doenças intestinais

Este vegetal fornece 3 gramas de fibra para cada 100 gramas de vegetais cozidos, o que representa 10% das necessidades que nosso corpo precisa todos os dias.

A fibra ajuda na digestão porque alimenta as bactérias benéficas que habitam o intestino grosso, para que elas previnem a inflamação. Consumir a quantidade certa ajuda a prevenir doenças intestinais.

Além disso, alimentos ricos em fibras causam uma sensação de saciedade, o que reduz a quantidade de alimentos ingeridos e previne a obesidade. Isso resultaria na previsão de doenças crônicas.

Tem propriedades anticancerígenas.

Os antioxidantes são responsáveis por proteger as células dos radicais livres, moléculas que são produzidas no corpo como resultado de reações biológicas que ocorrem nas células.

Vegetais crucíferos contêm uma grande quantidade de glicosinolatos e isotiocianatos, antioxidantes que impedem o aparecimento de células cancerígenas no corpo, prevenindo assim o câncer de pulmão, cólon, mama ou próstata. Também tem carotenoides e flavonoides, que têm efeitos anticancerígenos.

Previne a degeneração celular

Graças ao seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, a couve-flor pode reduzir o risco de envelhecimento, típico da idade.

Muitas vezes, devido à velhice, você sofre de cegueira. Isso também pode ser evitado porque possui um produto químico chamado sulforafano que ajuda a proteger os tecidos da retina contra danos causados pelo estresse oxidativo.

Gostou de saber mais sobre como fazer pizza com massa de couve-flor? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!