Site Overlay

Pizza tradicional: saiba como fazer aqui

Sim, hoje você vai descobrir como fazer uma massa de pizza tradicional! Com esta receita, nos concentramos naquelas pizzas habituais, com a massa texturizada grossa e tão deliciosas.

Para essa receita, eu propus o recheio mais tradicional, simplesmente molho de tomate e muçarela. Você verá que, se usar ingredientes de qualidade, não precisará de mais nada para aproveitar a pizza.

Embora com a receita básica desta pizza, você possa adicionar todo o condimento que quiser: com esta massa hoje, cada combinação que você colocar nela será duplamente rica.

Uma coisa importante a ter em mente é que você deve deixar a massa descansar durante a noite. Só então você terá uma massa de pizza incomparável. Tenha isso em mente ao pensar em fazer pizza: preparar a massa é rápido e fácil, mas uma vez feito isso exigirá algumas horas de descanso, só isso.

De fato, espero que você goste muito desta pizza tradicional: uma base aromatizada com farinha de trigo, com tomate e muçarela. Você não vai precisar de mais nada!

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer pizza tradicional, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

pizza tradicional
Pizza tradicional
Fonte: Canva Pro

Receita de pizza tradicional

Ingredientes

Para a massa de pizza tradicional:

  • 500 g de farinha
  • 350 g de água
  • 3 g de fermento fresco
  • 15 g de azeite virgem extra
  • 13 g de sal

Para o recheio da pizza:

  • 200 g de molho de tomate
  • 300 g de muçarela
  • Um pouco de azeite
  • Orégano
  • Algumas folhas frescas de manjericão

Modo de preparo

Preparação inicial

Em uma tigela, despeje a água à temperatura ambiente e dissolva o fermento, desmoronando-o com a ponta dos dedos e mexendo com uma colher. Deixe descansar por alguns minutos.

Em seguida, adicione a farinha pouco a pouco e enquanto mistura, até obter uma pasta homogênea.

Adicione sal e óleo e misture novamente.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho e amasse-a até obter uma massa bastante macia e elástica (você precisará amassá-la bem, com alguns descansos no meio).

Quando a massa parecer elástica e macia, cubra-a com um pano de algodão e deixe-a crescer por 2 horas, em um local quente e livre de vento.

Uma vez pronta, divida a massa em 3 partes de cerca de 250 g e faça bolas, se você for fazer pizzas individuais, ou mantenha moldada em uma bola se quiser fazer uma única pizza maior. Independente da opção escolhida, cubra com plástico filme transparente e deixe descansar por cerca de 18 horas na geladeira.

Preparação do recheio

No dia seguinte, remova a massa da geladeira cerca de 2 ou 3 horas antes do final do tempo alocado, para que a massa perca o frio e relaxe.

Quando estiver à temperatura ambiente, enfarinhe sua superfície de trabalho e molde a pizza (ou pizzas): pressione a massa com os dedos para começar a achatá-la; em seguida, coloque uma mão no centro para mantê-la estável e firme e, com a outra mão, no final, estique a massa circularmente, fazendo um quarto de arco. Comece de novo, até conseguir uma boa pizza e tenha cuidado para não esmagar as bordas.

Pré-aqueça a bandeja de pizza no forno a 250 °C por 10 minutos, colocando-a no nível mais baixo.

Enquanto isso, aproveite a oportunidade para rechear a pizza: espalhe o molho de tomate na superfície da massa, sem chegar aos lados. Em seguida, espalhe o orégano e adicione a muçarela, espalhe por toda a base.

Usando alguma proteção para as mãos, mova a pizza em cima da bandeja de pizza já quente no forno. Asse por 10-12 minutos a 250 °C.

Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e despeje um pouco de azeite (se você gostar com um toque picante, adicione um pouco de molho de pimenta)

Sirva imediatamente e aproveite até lamber os dedos.

Pizza tradicional
Fonte: Canva Pro

Truques e dicas para fazer uma pizza tradicional perfeita

Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis na hora de preparar uma pizza tradicional:

  • Lembre-se de preparar a massa um dia antes de ser formada e assada: uma massa crescida e descansada não tem igual.
  • Nessa receita eu recheei a pizza com nada mais do que tomate e muçarela. Só assim é deliciosa, mas você pode temperá-la ao seu gosto: com tiras de frango, legumes, atum, salsichas, azeitonas, frutas… Não há limites para as opções quando se trata de fazer pizza tradicional.

Gostou de saber mais sobre como fazer pizza tradicional? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!