Site Overlay

Salada russa

A salada russa é uma das receitas tradicionais mais populares do mundo. Aparentemente, existem várias origens possíveis, embora Lucien Olivier tenha sido popularizado em Moscou (Rússia) em meados do século XIX, e é por isso que há aqueles que a conhecem como salada Olivier.

Naquela época, a salada russa incluía ingredientes sofisticados, mas pouco a pouco eles deram lugar a alimentos mais baratos e, no início do século XX, começou a ser servida em bares e restaurantes.

Atualmente, existem muitas versões da receita de salada, com diferentes ingredientes e diferentes formas de preparação. Nesta ocasião, tentei preparar uma receita simples para salada russa, com batatas, cenouras e ervilhas, acompanhada de ovos cozidos, atum e azeitonas.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer salada russa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

salada russa
Salada russa
Fonte: Canva Pro

Receita de salada russa

Ingredientes (para 6 pessoas)

  • 600 gramas de batata (3-4)
  • 200 gramas de cenoura (2)
  • 100 gramas de ervilhas cozidas
  • 250 gramas de atum enlatado no óleo
  • 3 ovos
  • 18 azeitonas sem caroços
  • 300 gramas de maionese

Modo de preparo

Lave as batatas e coloque em uma panela com água e um pouco de sal. Cozinhe por 30 minutos, calculando o tempo desde que a água começa a ferver.

Faça um furo em cada batata para verificar se está macia. Se algumas delas não estiver, cozinhe por mais 5 minutos. Escorra e descasque. Corte em cubos de um centímetro de cada lado.

Enquanto a batata está cozinhando, descasque as cenouras e as corte logo abaixo de um centímetro de cada lado. Despeje em uma panela com água e um pouco de sal. Cozinhe por 20 minutos, calculando o tempo desde que a água começa a ferver.

Verifique se elas estão macias picando alguns pedaços de cada um com um garfo. Se não, cozinhe por mais 5 minutos. Cozinhe os ovos em outra tigela por 8 minutos. Retire, esfrie com água, descasque e pique.

Em seguida, coloque a batata, a cenoura e as ervilhas cozidas em uma tigela de salada. Adicione metade da maionese antes que os vegetais esfriem completamente para que fiquem melhor impregnados.

Misture suavemente para não quebrar ou esmagar os ingredientes. Enquanto isso, escorra o atum e corte as azeitonas ao meio. Adicione o ovo, o atum e as azeitonas e adicione a outra metade da maionese. Misture suavemente novamente, teste e ajuste o ponto de sal.

Deixe na geladeira por 30 minutos e sirva.

Salada russa
Fonte: Canva Pro

Dicas e truques para preparar uma deliciosa salada russa

Sem dúvida alguma, essa é uma receita maravilhosa. Por isso, aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar:

→ Escolha uma boa batata, que possa suportar cozinhar sem quebrar.

→ O ponto de cozimento dos vegetais é essencial. Eles não podem ficar duros, porque ficariam desconfortáveis de comer, mas também não podem ser moles ou a salada se transformará em uma massa pastosa.

→ Se você preferir usar ervilhas naturais, terá que cozinhá-las também. Escorra os ingredientes muito, muito bem ou a água que eles liberam tornará a maionese muito líquida.

→ Se você preferir fazer maionese caseira, você precisa de: 1 ovo, 15 ml de vinagre (1 colher de sopa), 5 gramas de sal (1 colher de chá) e 250 ml de óleo. Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador (o ovo, melhor à temperatura ambiente) e também adicione 1-2 colheres de sopa do líquido das azeitonas, para que você melhore seu sabor. Bata adicione azeite pouco a pouco até virar maionese.

→ A maionese deve ser consistente, mas não muito dura, para que se integre perfeitamente à salada.

→ Podemos aliviar a salada russa substituindo metade da maionese por iogurte natural. Nesse caso, a maionese deve ser mais firme para que retenha uma boa textura depois de misturá-la. Assim, o sabor forte da maionese será amenizado, mas ainda terá um sabor incrível.

→ Faça a salada no mesmo dia em que será consumida, as batatas terão melhor textura.

→ A salada russa deve ser servida fresca, mas não fria, porque terá menos sabor. O ideal é refrigerá-la por um tempo ou, se estiver na geladeira há várias horas, tirá-la a tempo para que aqueça um pouco.

→ Muitas saladas adicionam outros ingredientes, como espargos brancos cozidos, tiras de pimentão ou picles picados em conserva. Vale lembrar que você pode adicionar os ingredientes que desejar na salada russa.

Gostou de saber mais sobre como fazer salada russa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!